0003 - Descrição de cada módulo
Abaixo você pode ver a lista completa de módulos que este curso contém. Embora você também possa ver todos os tópicos do menu lateral (à esquerda), aqui explicaremos o assunto principal que cada um deles trata.
Módulos
00 - Bem-vindo
01 - Introdução ao ARES Trinity
02 - Sincronizar arquivos
03 - Fluxo de trabalho na nuvem
04 - Controle o Acesso e Direitos do Usuário
05 - Notificações por e-mail
06 - Tratamento de Sessão
07 - Comentários e Marcações
08 - Histórico de versões
09 - Compartilhar links somente para exibição
00 - Bem-vindo
Este módulo tem como objetivo explicar rapidamente as coisas mais relevantes que o aluno deve saber antes de começar. Se você quiser aprender como baixar e instalar os programas, ou como ativar uma licença ou avaliação gratuita de 30 dias, você deve ver o curso on-line que preparamos com estes tópicos: clique aqui.
01 - Introdução ao ARES Trinity
Este módulo começa com um vídeo que demonstra rapidamente as características do ARES Trinity. Isso permite que você tenha uma noção de todas as coisas que podem ser feitas e que serão aprendidas ao longo do curso.
Em seguida, destaca-se a criação de uma conta gratuita Graebert, uma vez que é essencial para ativar os programas, quer você tenha uma licença paga ou queira ativar uma licença de teste de 30 dias.
Fechamos o módulo comparando tarefas semelhantes no ARES Commander, ARES Kudo e ARES Touch, o que nos ajuda a identificar as semelhanças entre os programas. Isso, por sua vez, facilita a compreensão de como executar um comando ou usar caixas de diálogo ou até mesmo menus suspensos.
Os questionários aparecem pela primeira vez neste módulo e continuam pelo resto do curso. Os questionários são cruciais para poder avaliar o que os alunos aprenderam, e isso será essencial para obter um certificado no final do curso.
02 - Sincronizar arquivos
O ARES Trinity não é apenas uma coleção de três aplicativos, mas também um conjunto de recursos de colaboração e comunicação possibilitados pela interconexão do ARES Commander, ARES Kudo e ARES Touch. Para se beneficiar do ARES Trinity, os arquivos (desenhos) devem estar hospedados na nuvem.
Este módulo se concentra em explicar como esse processo funciona e quais etapas devem ser seguidas para carregar arquivos para a nuvem. Essas etapas são críticas para colaborar com outros usuários no mesmo arquivo.
03 - Fluxo de trabalho na nuvem
Graças ao que aprendemos no módulo anterior, agora estamos prontos para começar a usar as ferramentas de colaboração. É hora de aprender como é trabalhar com um arquivo na nuvem.
Se você já está acostumado a trabalhar com o ARES Commander com arquivos locais, fazê-lo agora com arquivos hospedados na nuvem é muito semelhante. A principal diferença é que, em vez de serem salvas em um disco rígido local, as alterações são salvas em um diretório em nuvem, por meio de um serviço de armazenamento em nuvem, como Google Drive, Box, Dropbox etc.
No entanto, acreditamos que antes de usar as ferramentas de colaboração, vale a pena rever algumas funções básicas para criar e editar desenhos 2D. Algumas comparações lado a lado ajudarão você a entender as semelhanças e diferenças entre o ARES Commander, o ARES Kudo e o ARES Touch.
04 - Controlar o acesso e os direitos do usuário
Agora que sabemos como carregar desenhos para a nuvem e sabemos como editá-los – mesmo de diferentes dispositivos que executam programas diferentes – devemos aprender a compartilhar esses desenhos com outros usuários.
Eles, por sua vez, terão funções que lhes permitirão editar o desenho ou apenas visualizá-lo. Essas funções abrem um enorme espectro de possibilidades, como veremos ao longo do curso.
Talvez você já esteja familiarizado com as ferramentas do Google Docs, ou do Google Drive para compartilhar documentos on-line ou dar acesso a diretórios. Bem, vamos aprender as versões CAD dessas ferramentas durante o curso.
05 - Notificações por e-mail
Em um módulo anterior, falamos sobre sincronização. Bem, a verdade é que as notificações automáticas que são enviadas por e-mail fazem parte dessa sincronização.
Cada alteração feita em um desenho por um usuário gera uma notificação que é enviada para o resto dos usuários. Isso mantém uma comunicação direta e constante com o desenho. Você será capaz de saber quem fez a mudança e quando.
Você não precisa esperar que o usuário lhe diga que fez uma alteração; o programa cuida disso. Você vai ver quanto tempo pode ser economizado apenas por esta função!
06 - Tratamento de sessão
Neste módulo, aprenderemos como gerenciar o acesso simultâneo a arquivos por vários usuários. Ao compartilhar um arquivo de desenho com outros usuários que têm direitos de edição, é vital que apenas um deles possa editá-lo por vez; caso contrário, seria o caos.
Quem abre o arquivo primeiro controla a sessão de edição; todos os usuários que o abrirem mais tarde serão temporariamente impedidos de editar. (Embora um usuário posterior possa pedir ao primeiro usuário para liberar o desenho para que ele possa editá-lo.)
Consultar o desenho é uma opção que está sempre disponível. Em outras palavras, pode-se navegar pelo desenho, fazer medições de distância ou área, ou até mesmo fazer comentários. Isso é verdade mesmo que você só possa acessá-lo no modo de visualização.
07 - Comentários e marcações
Conversamos há pouco sobre os comentários. A verdade é que existem dois tipos de comentários que podem ser criados através do ARES Commander, ARES Kudo e ARES Touch. Um, nós simplesmente chamamos comentários, enquanto o outro é chamado de marcações.
O primeiro refere-se simplesmente a notas de texto que podemos associar a entidades de desenho. Outros usuários verão esses comentários e poderão respondê-los. Com marcações, podemos até adicionar fotos e notas de voz, bem como inserir predefinições e carimbos personalizados.
Permitir que todos os colaboradores comentem sobre o mesmo desenho economiza uma enorme quantidade de tempo – e dinheiro. Você deve tentar esse recurso para entender seu poder – ele mudará a maneira como você trabalha com desenhos.
08 - Histórico de versões
À medida que um desenho on-line evolui, as atualizações são geradas e, com elas, surgem novas versões que são salvas automaticamente em um histórico.
Isso é muito importante, especialmente ao compartilhar um desenho com outras pessoas.
Imagine que um usuário quer saber o que mudou entre a versão atual do desenho e uma anterior. A verdade é que o usuário pode descobrir facilmente, já que temos ferramentas para comparar versões. Também podemos promover uma versão anterior para que ela se torne a versão atual. Você consegue imaginar o poder que isso dá aos responsáveis pelo projeto?
09 - Compartilhar links somente para exibição
Guardámos o melhor para o fim? É difícil saber qual será o seu recurso favorito do ARES Trinity, mas tenho certeza de que os links somente para visualização serão uma das principais escolhas.
A razão é muito simples: Graças a esta função, você pode compartilhar o desenho com outros usuários através de um URL.
Esse URL pode ser desativado a qualquer momento, pode ser alterado e pode até ser configurado para expirar automaticamente em uma data que você escolher. Com este URL, um usuário sem qualquer tipo de licença poderá visualizar o desenho a partir de seu navegador, graças ao ARES Kudo. Isso é gratuito para quem acessar o link.
Se um cliente ou outro usuário do link quiser comentar sobre as coisas no desenho, eles podem fazê-lo, mas primeiro eles devem criar uma conta Graebert gratuita.
Você (ou seus colegas que compartilham o acesso ao desenho on-line) poderá continuar trabalhando e modificando o desenho. Seu cliente sempre poderá ver a versão mais recente do desenho, porque o link é mantido atualizado. Se você quiser que seu cliente (e outros usuários que conhecem a URL) parem de ter acesso, basta desativar o link. Ou você pode adicionar uma senha, o que adicionaria outro nível de segurança ao desenho.
10 - Links de interesse
O último módulo visa facilitar o acesso a outros temas e recursos de interesse, incluindo outros vídeos que publicámos no nosso canal do YouTube. Este módulo evoluirá em resposta às consultas de nossos alunos on-line.